CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CONFERÊNCIA REGIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE DAS REGIÕES SUL FRONTEIRA E CONE SUL EM PONTA PORÃ

13/09/2011

Escrito por: Divulgação

Nesta sexta 16 de setembro a partir das 8 horas, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, à Rua Baltazar Saldanha s/nº, em Ponta Porã acontece a Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente das regiões Sul Fronteira e Cone Sul em Ponta Porã.

Em Ponta Porã, estarão presentes a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib, o diretor-geral da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Cícero Ávila de Lima, o prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt e os prefeitos dos municípios das regiões Sul Fronteira e Cone Sul.

O diretor-geral da Funtrab, Cícero Ávila de Lima, define a participação do governo como fundamental para as ações de políticas públicas do mundo do trabalho e para exercer a cidadania e democracia.

O diferencial das Conferências é o tripartismo, ou seja, conta com a participação do governo, empregadores e trabalhadores, uma forma democrática para discutir e assim melhorar as condições de emprego e trabalho no Mato Grosso do Sul.

A Conferência das regiões Sul Fronteira e Cone Sul, contará também com a presença de 160 delegados, sendo 48 da bancada do governo, 48 da bancada dos trabalhadores, 48 da bancada dos empregadores e 16 da sociedade civil, dos municípios de Ponta Porã, Antonio João, Aral Moreira, Laguna Caarapã, Amambai, Coronel Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Naviraí, Jutí, Itaquirai, Iguatemi, Eldorado, Japorã e Mundo Novo.

O Governo do Estado aderiu à convocação global para o debate do Trabalho Decente, que envolve ações tais como: geração de trabalho e renda, segurança e saúde no trabalho, combate à discriminação, qualificação profissional, melhores condições de trabalho, a busca por oportunidades de trabalho mais equânimes, com liberdade e abertura à participação e ao diálogo social, bem como a erradicação de formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil, o trabalho escravo ou forçado e outras práticas espúrias.

As Conferências Regionais são preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente que acontecerá no dias 18 e 19 de novembro na capital. Para isso, estão sendo realizadas Conferências nas 09 sub-regiões de planejamento do Estado com todos os respectivos municípios pertencentes a cada sub-região, atingindo assim os 78 municípios do Estado, possibilitando o debate de forma ampla e tripartite, a partir das prioridades estabelecidas em cada território.