Twitter

CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > COMISSÃO DA OIT DEFENDE TRABALHO DECENTE CONTRA DESIGUALDADE

Comissão da OIT defende trabalho decente contra desigualdade

12/08/2017

CUTista é eleita vice-presidenta do grupo dos trabalhadores numa representação tripartite

Escrito por: CUT

Com objetivo de examinar e discutir estratégias, trocar experiências inovadoras e identificar atividades de cooperação, representantes de importantes instituições da América Latina e do Caribe participaram em San José, capital da Costa Rica da 43ª Reunião da Comissão Técnica do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (Cinterfor) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que terminou nesta sexta (11).

Estiveram presentes cerca de 70 delegados e delegadas da América Latina, Caribe, Espanha, entre outros. A delegação sindical contou com representantes de Argentina, El Salvador, Chile, Brasil, Colômbia, Panamá, Uruguai, Costa Rica, Guatemala, Espanha. A CUT Brasil participou do evento, representada pela secretária Nacional de Formação, Rosane Bertotti.  Ela foi eleita Vice-presidenta do grupo dos trabalhadores, para conduzir a assembleia numa representação tripartite, com um representante dos governos e outro dos empregadores.

Rosane Bertotti na 43º Reunião da Cinterfor

Segundo Rosane Bertotti, “no momento de grande desemprego e de enormes ataques aos direitos dos trabalhadores em toda a América Latina, o diálogo social e a articulação com os trabalhadores de outros países fortalecem a nossa resistência e luta. A definição de parâmetros para formação profissional no âmbito da OIT para os próximos dois anos,  considerando o trabalho decente como centro,  é fundamental para o fornecimento das organizações sindicais e  enfrentamento das desigualdades”.

 

Para a dirigente da Central Sindical das Américas (CSA), Amanda Villatoro, "a formação profissional deve estar alinhada com o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, nós resgatamos a formação de qualidade e com valores, onde o aluno é qualificado e empoderado para o trabalho decente. Toda proposta para o desenvolvimento econômico deve ter como fim a melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores, trabalhadoras e dos povos. Por isso, rejeitamos qualquer enfoque meramente mercantil e instrumental da formação profissional”.

Ao final da atividade foi aprovada uma carta sobre as perspectivas sindicais sobre a formação profissional nos debates sobre o futuro do trabalho que você pode acessar aqui.

 

 

O que é o Cinterfor

Desde 1963, o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (OIT / Cinterfor) é pioneiro na gestão, na construção coletiva do conhecimento e na promoção da cooperação Sul-Sul em questões relacionadas ao desenvolvimento dos recursos humanos.

É um centro especializado da OIT e coordena a maior e mais prestigiada rede de organizações e instituições públicas e privadas dedicadas ao fortalecimento competências laborais.

Esta rede, constituída por mais de 65 organizações de 27 países da América Latina, Caribe, Espanha e África, está ativamente envolvido na atualização contínua da plataforma de gestão de conhecimento que está disponível para o mundo da formação profissional.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
INSTITUCIONAL
SECRETARIAS
ESTRUTURA

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO DO SUL
Travessa Coronel Edgarde Gomes, 49 | São Tomé | CEP 79002-339 | Campo Grande | MS
Fone: (55 67) 3325.9406 / 3325.8378 | www.cut-ms.org.br | e-mail: cutms.ms@hotmail.com