Twitter

CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > BANCÁRIOS DE CAMPO GRANDE E REGIÃO APROVAM MUDANÇA DE FEDERAÇÃO. AGORA É FETEC/CN

Bancários de Campo Grande e Região aprovam mudança de federação. Agora é FETEC/CN

18/11/2011

Os bancários de Campo Grande e Região, através da soberana assembleia geral decidiram por quase unanimidade, na noite desta quinta-feira, 17, na sede do sindicato, mudar de federação. Agora é FETEC/CN

Escrito por: Palmir C. Franco - Assessoria de Imprensa CUT-MS

Os bancários de Campo Grande e Região,  decidiram por quase unanimidade, apenas dois votos contrários, na noite desta quinta-feira, 17, na sede do sindicato, mudar de federação, abandonando a FEEB SP/MS e filiando a FETEC/CN-CUT.

 

A mudança de representação federativa faz parte da estratégia dos bancários associados que desejam avançar sua atuação política e sindical no cenário nacional da categoria, deixando uma estrutura e um modelo de luta sindical considerado ultrapassado e implementando um ritmo mais acelerado nas lutas, caminhando em outra direção para tirar o sindicato do comodismo, do isolamento político e sindical, que só interessavam aos patrões e às forças conservadoras.

 

A migração para a FETEC/CN-CUT é também uma promessa desta diretoria que se realiza logo após encerrar a maior greve dos últimos 20 anos, quando a força da categoria em unidade nacional conseguiu paralisar mais de nove mil agências bancárias e centros administrativos, deixando claro que somente com forte representação sindical é possível obter respeito e conquistar mais.

 

A opção por uma federação mais combativa e alinhada aos interesses dos bancários é a maneira mais coerente da diretoria de fazer a defesa intransigente dos interesses da categoria, especialmente na organização das lutas e empenhando no combate aos problemas que afligem os trabalhadores do segmento. Por isso, defendeu a filiação do Sindicato à FETEC/CN-CUT (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito - Centro-Norte), entidade à qual existe uma aproximação e uma afinidade de propostas e da qual tem recebido total apoio nas lutas, na inserção e organização dos movimentos, na formação de dirigentes sindicais, no debate sindical e político. Na FETEC/CN-CUT estão filiados importantes sindicatos de bancários cutistas, como os de Dourados, Mato Grosso e Brasília, de tantas histórias de lutas.

 

A busca por uma federação mais forte e representativa se deu à medida que foi sendo constatando que os problemas mais aflitivos não são solucionados apenas em nível regional, por mais que reforce a organização por local de trabalho.  O enfrentamento, portanto, só pode se dar com a união e a organização de todos os bancários em lutas e campanhas unificadas em todo o país, para aumentar a força e poder de pressão por respeito aos direitos e por novas conquistas.

 

Com a aprovação pela mudança de federação, a  atuação sindical será ainda mais abrangente, pois o SEEBCG já está filiado à CUT, a maior central sindical do país, que abriga cerca de 3.700 sindicatos, e à CONTRAF-CUT (Conferação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que reúne oito federações e 103 sindicatos, representando mais de 90% dos 480 mil bancários, além de coordenar o Comando Nacional nas campanhas salariais da categoria.  Por isso, a diretoria foi se inserindo cada vez mais nas lutas nacionais, participando inclusive como entidade de importante capital de Estado no Comando Nacional dos Bancários na última vitoriosa campanha salarial.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
INSTITUCIONAL
SECRETARIAS
ESTRUTURA

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO DO SUL
Travessa Coronel Edgarde Gomes, 49 | São Tomé | CEP 79002-339 | Campo Grande | MS
Fone: (55 67) 3325.9406 / 3325.8378 | www.cut-ms.org.br | e-mail: cutms.ms@hotmail.com