CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ABERTURA DO 25º CONGRESSO ESTADUAL DA FETEMS LOTOU O GINÁSIO MUNICIPAL DE JARDIM

Abertura do 25º Congresso Estadual da FETEMS lotou o Ginásio Municipal de Jardim

25/11/2011

Escrito por: Palmir C. Franco-CUT/MS com assessoria Fetems

Mais de 1.200 trabalhadores em educação, lideranças políticas, sindicais municipais, estaduais e nacionais, estiveram na noite desta quinta-feira, dia 24, no Ginásio Municipal de Jardim, na abertura do 25º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Mato Grosso do Sul, realizado pela FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) com apoio do SIMTEJ (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Jardim).

Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a solenidade foi mais um marco na luta por uma educação pública de qualidade, que realmente eduque uma nova geração, construindo uma sociedade mais justa, universal e igualitária.

Em sua fala o presidente Roberto Magno ressaltou a necessidade da união e mobilização dos sindicatos em educação. “Como educadores, sabemos que a história tem mostrado que a força da mobilização promove mudanças. A pressão popular está transformando a realidade de muitos países. Esse é o poder de fazer acontecer. No campo da educação, as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil são frutos de muita mobilização da sociedade”, disse.

Durante sua exposição, o presidente da CNTE (Confederação dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão lembrou a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) que está em tramitação no Congresso Nacional. “O PNE precisa ser aprovado levando em conta os princípios que foram defendidos na Conferência Nacional de Educação (CONAE). Vamos transformar 2012 em um ano de resistência, nos mobilizar e nos fortalecer para fazer com que o PNE democratize as relações entre escolas, invista na educação pública brasileira os recursos necessários para termos um país para todos.”, afirmou.

Já a presidenta do SIMTEJ (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Jardim), Ana Maria Rodrigues de Morais, disse que foi através de muita luta, por acreditar no potencial de Jardim e nos trabalhadores em educação do município que o Congresso está sendo realizado na cidade. “Foi através de muita luta que conseguimos fazer com que a sede do nosso Congresso fosse o município de jardim. Temos certeza que vamos construir o maior congresso da história da FETEMS”, concluiu.

Participaram da abertura lideranças como o deputado federal Antônio Carlos Biffi, o presidente da CNTE, Roberto Leão, o representante da CUT Nacional (Central Única dos Trabalhadores), Marcos Tresmondi, os deputados estaduais, Pedro Kemp e Lauro Davi, além de lideranças políticas e sindicais em nível Estadual e municipal.